Vamos compilar neste artigo algumas informações sobre a Ibanez Destroyer do Eddie Van Halen e como ele a conseguiu. Para isso, devemos contar com o testemunho de um cara chamado Doug Anderson. Doug Anderson sempre andava com os integrantes da banda nos anos 70, e hoje ele mantém o “Van Halen Museum” na sua loja de instrumentos musicais em Pasadena. De acordo com Doug, Eddie Van Halen e Chris Holmes (da banda W.A.S.P.) compraram suas Ibanez Destroyer em mesmo tempo, na mesma loja. Segundo ele, tratavam-se das primeiras Ibanez Destroyer que chegavam aos Estados Unidos direto do Japão.
Essas guitarras eram feitas de “Sen” wood, mais conhecido mundo afora como “Sen Ash”. Certas guitarras Greco que eram fabricadas na Fujigen Gakki, assim como as Ibanez, também eram feitas de “Sen Ash”. A Ibanez, que queria conquistar o mercado estrangeiro, costumava anunciar que o modelo Destroyer era de Korina. Eddie Van Halen e Chris Holmes não tinham como duvidar disso naquela época. Na realidade, Korina é apenas o nome dado ao acabamento de cor âmbar. A Gibson fazia as Explorer e 1958 Flying V com “African Limba” que é o tipo de madeira que era usado na fabricação das guitarras com acabamento “Korina”.
A Ibanez Destroyer 1975 do Ed tinha, de série, captadores Maxon Super 70. Falo mais detalhadamente dos Maxon Super 70 em outro post. Vários títulos do album “Van Halen” foram muito provavelmente gravados com a Ibanez Destroyer e seus captadores Maxon Super 70, como “Runnin’ With The Devil”, “You Really Got Me”, “Jamie’s Cryin’ ” entre outros.